Steel frame

Construção moderna com estrutura metálica.

O Steel Frame é também chamado de construção seca. Recebe este nome obviamente por não utilizar água no canteiro de obras, com exceção da parte da fundação.

O Steel Frame foi apresentado pela primeira vez nos EUA, na Feira da Construção de Chicago, por volta de 1933. Porém ganhou total força após a Segunda Guerra Mundial como uma solução para a reconstrução rápida e confiável dos países europeus no pós-guerra. O Steel Frame também teve papel fundamental na reconstrução do Japão que tinha um déficit de 4 milhões de habitações no final da guerra.

É uma construção muito dinâmica. Isso ocorre porque, sendo industrializada, torna-se uma construção muito rápida. Além de ser sustentável e de alto desempenho.

O Steel Frame surgiu como uma evolução do Wood Frame, que tem o mesmo conceito estrutural, porém com utilização de madeira ao invés de aço.

Além de todos os benefícios do Wood Frame, o Steel Frame traz a possibilidade de industrialização, além de resistência a fogo, terremotos e ventos fortes muito superior a todos os sistemas construtivos utilizados até o momento. E acima de tudo com um preço super competitivo e atraente.

O sistema consiste em uma estrutura de perfis de aço leve, galvanizado, revestida externamente com OSB, barreira de vapor e internamente com gesso acartonado (drywall). O espaço entre os perfis é preenchido com material isolante (geralmente lã de vidro, rocha ou PET).

Vantagens do Steel Frame
Esse sistema oferece inúmeras vantagens. As principais são:

- Velocidade de construção
- Precisão orçamentária
- Precisão de execução
- Melhor isolamento termoacústico
- Redução da geração de entulho
- Manutenção mais simples, rápida e econômica
- Maior resistência a ventos e abalos sísmicos
 

Componentes da construção em Steel Frame
Os principais componentes do sistema são:

- O perfil estrutural de aço galvanizado
- O painel estrutural de OSB
- As placas cimentícias
- O gesso acartonado
- As lãs de isolamento termoacústico

Galeria de fotos de obra realizada em Campo Magro: